Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Xyris obcordata Kral & Wand. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Erva perene endêmica do estado de Minas Gerais, ocorre em Campos Rupestres, sobre solo arenoso-paludoso de Grão Mogol e Campos Rupestres arenosos entre rochas na Serra do Cipó (Wanderley, 2009; CNCFlora, 2013; Wanderley et al., 2014). Tem coletas registradas próximo ao Parque Nacional das Sempre-Vivas e ao Parque Nacional da Serra do Cipó, porém não há registros no interior dessas Unidades de Conservação (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO menor que 5.000 km² e AOO inferior a 500 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça em função de suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do hábitat, em consequência da existência de ameaças na região, como o fogo e a mineração (MMA/ICMBio, 2009).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Xyris obcordata Kral & Wand.;

Família: Xyridaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita originalmente na obra Ann. Missouri Bot. Gard. 75(1): 361. 1988 [31 May 1988].

Potêncial valor econômico

Não existem dados disponíveis para este táxon sobre potencial valor economico associado, apesar de algumas congêneres serem coletadas por locais para a venda.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva ao estado de Minas Gerais (Wanderley et al., 2014). Sua distribuição é restrita aos Campos Rupestres da Cadeia do Espinhaço, entre os municípios de Santana do Riacho, Diamantina e Grão Mogol (CNCFlora, 2013). Foi coleta em altitudes que variam entre 500 m e 800 m (Kral & Wanderley, 1988; Wanderley, 2009).

Ecologia

X. obcordata é uma erva perene, com ocorrência em Campos Rupestres sobre solo arenoso-paludoso, próximo ao rio Itacambiruçu (Grão Mogol) e Campos Rupestres arenosos entre rochas na Serra do Cipó (Wanderley & Silva, 2009; Wanderley, 2009; Wanderley et al., 2014).

Reprodução

A espécie foi coleta com flores entre os mees de janeiro e abril (Kral & Wanderley, 1988; Wandeley, 2009; Wanderley & Silva, 2009; CNCFlora, 2013).

Ameaças

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade high
Detalhes O garimpo foi uma das principais atividades econômicas do município de Diamantina-MG. Houve uma diminuição devido a criação de uma legislação adequada no município, porém a mineração não foi totalmente extinta (Camara Municipal de Diamantina). A área do Parque Estadual de Grão Mogol (Grão Mogol, Itacambira, Botumirim, Cristália) sofreu com a mineração para retirada de minerais preciosos, e grandes áreas de Campos Rupestres foram suprimidas por atividades relacionadas a esta prática (Fonseca & Lessa, 2010).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie possui registros de ocorrência no Parque Estadual de Grão Mogol (Wanderley & Silva, 2009).

Referências

- WANDERLEY, M.G.L.; SILVA, G.O.; GUEDES, J.S.; MOTA, N.F.O. Xyridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB252>. Acesso em: 22 Set. 2014

- WANDERLEY, M.G.L. Xyridaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- MMA/ICMBio. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. 2009. Acessado em: 03 set. 2013.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Xyris obcordata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Xyris obcordata>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 08/12/2014 - 16:41:53